Começou a receber bastante contato e solicitação de orçamentos para trabalhos com publicidade, marketing digital e mídias sociais, maravilha! Porém, não sabe nem de onde veio e muito menos quem é o cliente. Sem informação, sem estratégia, sem problemas! O questionário, além de “salvar sua vida”, vai mostrar que você ou sua agência é profissional, séria e organizada.
Já que nosso objetivo aqui é ir direto ao assunto, segue abaixo um questionário para te auxiliar nessa etapa. Nosso foco foi ser o mais universal possível e ao mesmo tempo não estender muito o questionário ao ponto do cliente ficar com preguiça de responder. Lembrando também que esse é um questionário prévio, apenas para entender com quem você está lidando antes de enviar uma proposta de prestação dos seus serviços. Depois de fechado o negócio é essencial dar continuidade ao trabalho com mais informações para traçar estratégias e planejamento.
QUESTIONÁRIO – BRIEFING PRÉVIO DE MARKETING DIGITAL | MAISIS PUBLICIDADE
1. Qual o nome do seu negócio?
2. Qual o segmento de atuação?
3. Qual o(s) produto(s) ou serviço(s) oferecidos?
4. Qual o tamanho, em número de funcionários/colaboradores?
Ex.:
- 2 pessoas;
- 50 funcionários;
- 1.000 funcionários;
5. Qual é o principal canal de venda atual? Como funciona?
6. Quanto anos tem o seu negócio?
7. Em que região vocês atuam?
8. Qual a situação atual?
Ex.:
- Estamos começando e estamos tendo muito sucesso.
- Estamos começando porém não tivemos o retorno esperado.
- Somos uma empresa consolidada no mercado e precisamos profissionalizar nossos canais de comunicação.
9. O que vocês procuram?
Ex.:
- Gostaria de impulsionar nossas páginas em mídias sociais;
- Preciso profissionalizar nossos canais de comunicação e gostaria de sugestões de onde investir;
– Preciso de um site profissional e dinâmico para espelhar a qualidade da empresa;
10. Já investe em alguma forma de divulgação? Se sim, quais?
11. Vocês têm algum portfólio, páginas online ou materiais de divulgação? Pode nos enviar os endereços ou em anexo? Não se preocupe com o estado atual desses, é importante pra gente estudar o cenário atual.
12. Qual é o seu público-alvo?
13. Qual é a principal mensagem que você deseja passar sobre o seu negócio?
14. Qual é o seu Budget aproximado? (Essa questão pode ser um pouco delicada mas preferimos priorizar a transparência e obter um melhor resultado para todos. Então aqui pode-se responder de diversas formas, sendo a mais direta e sincera a melhor opção.
Ex.:
- Recebemos um investimento extra e gostaríamos de direcionar para o marketing da empresa, estamos abertos a sugestões;
- Entre R$ 600,00 e R$ 1.000,00 por mês;
- Estamos num momento delicado, a verba é curta mas mesmo assim precisamos investir em publicidade.
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