Neste mês de março ocorreu um momento histórico no mercado de tecnologia e marketing digital. O Instagram ultrapassou o Facebook em número de usuários. No momento, o Instagram conta com 124.300.000 e o Facebook com 121.800.000 usuários brasileiros. Ou seja, o Instagram passou por um crescimento muito acelerado nos últimos meses, exatamente 8,1%.
Em outubro de 2021, o Facebook havia perdido 2,3% usuários e, em análise recente, chega a perder mais 2,5%. O número de usuários em outubro de 2021 era: Instagram, 115M, e Facebook, 125M. Além da superação em números de usuários, as divisões demográficas já estão mais parecidas entre as plataformas, apesar do Facebook ainda contar com mais usuários acima de 45 anos.
![](https://static.wixstatic.com/media/7468fa_dfc96fe19a834e43898a0e68de9b6c36~mv2.png/v1/fill/w_49,h_24,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/7468fa_dfc96fe19a834e43898a0e68de9b6c36~mv2.png)
Quando falamos em engajamento, o cenário não é diferente. Segundo a Locowise, a taxa média de engajamento do Facebook (considerando todos os tipos de posts) é de 0,07%. Em outras palavras, praticamente sem vida orgânica. Já no Instagram a taxa média de engajamento (considerando todos os tipos de posts) é de 1,94%.
Vale lembrar que os brasileiros, usuários de Android, passam por mês em torno de 15,6 horas no app do Instagram e 13,5 horas no Facebook.
Fonte e dados: Instagram do Rafael Kiso (@rkiso)