Neste mês de março ocorreu um momento histórico no mercado de tecnologia e marketing digital. O Instagram ultrapassou o Facebook em número de usuários. No momento, o Instagram conta com 124.300.000 e o Facebook com 121.800.000 usuários brasileiros. Ou seja, o Instagram passou por um crescimento muito acelerado nos últimos meses, exatamente 8,1%.
Em outubro de 2021, o Facebook havia perdido 2,3% usuários e, em análise recente, chega a perder mais 2,5%. O número de usuários em outubro de 2021 era: Instagram, 115M, e Facebook, 125M. Além da superação em números de usuários, as divisões demográficas já estão mais parecidas entre as plataformas, apesar do Facebook ainda contar com mais usuários acima de 45 anos.
Quando falamos em engajamento, o cenário não é diferente. Segundo a Locowise, a taxa média de engajamento do Facebook (considerando todos os tipos de posts) é de 0,07%. Em outras palavras, praticamente sem vida orgânica. Já no Instagram a taxa média de engajamento (considerando todos os tipos de posts) é de 1,94%.
Vale lembrar que os brasileiros, usuários de Android, passam por mês em torno de 15,6 horas no app do Instagram e 13,5 horas no Facebook.
Fonte e dados: Instagram do Rafael Kiso (@rkiso)
コメント