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Google Trends: saiba como utilizar a ferramenta

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google para analisar o volume de buscas de termos chaves e o comportamento de usuários na internet. É um recurso muito valioso para quem trabalha com marketing digital.


Ao acessar o site você pode pesquisar pelo tema de interesse ou ainda navegar pelos resultados de buscas mais frequentes, encontradas na seção “pesquisas em alta”. É possível ainda avaliar os principais temas pesquisados durante os anos anteriores, para obter insights. A pesquisa pode ser feita pelo computador ou celular, normalmente. Você pode ainda pesquisar mais de um assunto e comparar as métricas.


Quando você busca por determinado termo ou palavra-chave, o resultado traz dados que indicam o volume de buscas x tempo.


As buscas no Google Trends podem se feitas por:

  • tempo, localização ou categoria.

Para apresentar a resposta, o Google também faz uma busca em seu diretório de armazenamento de dados, a partir da informação solicitada e remove os dados pessoais de usuários.


Depois da sua pesquisa no Trends, um relatório gráfico é gerado para que você possa analisar. A ideia é que os dados possam ser visualizados e entendidos de forma mais simples.


Por isso, a própria interface da ferramenta oferece uma experiência mais atraente e intuitiva.

Caso queira avaliar outras variáveis, é possível ainda conferir informações por sub-região e as pesquisas relacionadas.


Se você fizer uma busca no Google Trends Brasil terá resultados apenas daqui. No entanto, pode pesquisar por termos em outras línguas e por países.


Principais motivos para usar o Google Trends:


  • Para antecipar vendas: acompanhar tendências é uma boa oportunidade de antecipar vendas com base no interesse da sua audiência, por exemplo;

  • Prever cenários: identificar padrões e comportamentos de buscas, também é um bom termômetro para prever cenários futuros. Em outras palavras, seu negócio pode se beneficiar de períodos que são sazonais e onde há buscas por determinado tipo de informação, produto ou serviço.

  • Identificar sazonalidades: com base nos históricos também fica fácil prever e compreender quais são os períodos sazonais. Isso pode ajudar a estabelecer orçamentos de campanhas, rotinas de produção de conteúdo, dentre outros;

  • Descobrir lacunas de conteúdos: se você quer posicionar seu site ou blog organicamente pode usar o Google Trends para descobrir novas ideias para pautas ou temas relevantes. Dica bônus: se você já utiliza estratégias de SEO, experimente ter o Google Trends como aliado.

  • Por ser gratuito: diferente de outras ferramentas que costumam ser bem caras, essa é liberada para qualquer pessoa, sem custo algum.


Fonte e informações: Host Gator

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