top of page
  • Foto do escritorMaisis Publicidade

Facebook deseja criar inteligência artificial capaz de te ajudar a se lembrar de tudo

Atualizado: 6 de mai. de 2021

O Facebook anunciou uma nova pesquisa de inteligência artificial que pode revolucionar o uso da tecnologia, e que pretende ajudar os usuários a se lembrarem de (quase) tudo. É isso mesmo, o objetivo da inovação é ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos dentro de casa e identificar se a pia está cheia de louça e até se o café está com açúcar.


Para isso, os pesquisadores vão treinar os sistemas de inteligência artificial com "sons do mundo real" (similar aos que ocorrem dentro de casa) em espaços tridimensionais virtuais. Com isso, o assistente virtual poderá ajudar o usuário a rastrear o som do celular perdido em outros cômodos da casa.


Além disso, o Facebook também revelou uma ferramenta de mapeamento interno destinada a ajudar os sistemas de Inteligência Artificial a entender melhor e lembrar detalhes sobre os espaços internos, como quantas cadeiras há em uma sala de jantar ou se uma xícara está em um balcão.


Isso não é algo que você pode fazer com a tecnologia de hoje. Os assistentes virtuais não podem "ver" o mundo ao seu redor, e os computadores não são tão bons quanto os humanos em se orientar em espaços internos.


Segundo o Facebook, a expectativa com este trabalho, embora esteja em um estágio inicial, é que possa eventualmente contribuir com outros produtos, como um par de óculos inteligentes. A tecnologia poderia te dizer desde onde você deixou as chaves até se você já adicionou açúcar no café.


A problemática está no desafio de convencer as pessoas a confiarem no Facebook para desenvolver a tecnologia que pode se tornar profundamente enraizada em suas vidas pessoais, depois de anos de polêmicas sobre privacidade na plataforma. Além disso, para transformar esses sistemas de IA no tipo de máquina de memória, o usuário teria que usar um par de óculos de realidade aumentada com sensores.


Fonte: Época Negócios

bottom of page