top of page
  • Foto do escritorMaisis Publicidade

Entenda melhor o algoritmo do Instagram

Atualizado: 6 de mai. de 2021

O algoritmo do Instagram entende o quanto seu cliente se importa com determinados assuntos e passa a dar prioridade a esses temas. Em outras palavras, ele tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.


O algoritmo é baseado em três princípios básicos:


⏱️ Temporalidade

O Instagram não usa mais a ordem cronológica das postagens, porém a temporalidade ainda importa! Levando em consideração a temporalidade, o Instagram compreende que os usuários querem ver conteúdos novos e interessantes.


📢 Engajamento

O engajamento é o ato de interagir com seu público e possuem mais importância para o algoritmo do Instagram. Sendo assim, a chance de posts com muitas curtidas e comentários serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.


👥 Relacionamentos

O Instagram analisa os perfis com os quais você mais se relaciona, a fim de entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Com isso, os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você rola o feed.


Agora que você já sabe como os tópicos principais do algoritmo, saiba dicas de como conseguir melhores resultados no Instagram:

⏰ Saiba os horários certos para postar

Cada perfil possui o seu público e, consequentemente, um certo padrão nos horários com melhor engajamento e interação. Por isso, é essencial fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência.

✨ Desenvolva uma identidade visual

Ter uma identidade visual, pode garantir que você se destaque em meio aos seguidores e que haja uma associação direta da sua marca/empresa com o post.

👥 Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

📲 Esteja presente nos Stories

O Stories é um excelente recurso para as marcas. Por ser um conteúdo de permanência diária, ele sugere conteúdos mais interativos, gerando aproximação com público.

Usar os recursos disponibilizados por essa ferramenta é uma ótima forma de engajar, como por exemplo: enquetes, caixa de perguntas, gifs e figurinhas.

bottom of page