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Dicas de Marketing Digital para Dentistas

Atualizado: 6 de mai. de 2021

Como todas as profissões, o dentista empreendedor enfrenta desafios no mercado de trabalho. Além das questões relacionadas à profissão (como a necessidade de continuar se especializando e se atualizando com as tendências do segmento), ainda há a necessidade de atrair mais pacientes para sua clínica odontológica e, claro, manter seus clientes atuais.

E se dissermos a você que existe uma forma eficaz de tornar o seu trabalho mais conhecido online? Abaixo, separamos dicas de como desenvolver estratégias de marketing digital para dentistas.

  • Entender a plataforma trabalhada

Um dentista que busca novos clientes pela internet precisa primeiramente saber como encontrar um diferencial diante de tanta informação e tanta gente presente, principalmente, nas mídias sociais.


Além de entender o vasto mundo da web, quem quer aprender no Marketing Digital para dentistas precisa entender algumas de suas limitações. O marketing nesse setor requer respeito ao Código de Ética Odontológica, no qual podem ser encontradas algumas regras sobre propaganda.


Um exemplo disso é que o código proíbe vendas de serviço odontológico por telemarketing, entre muitas outras regras que não podem ser ignoradas. Por isso, é preciso estar atento ao contexto do Marketing Digital para dentistas e não cometer erros que podem prejudicá-lo mais a frente.

  • Traçar a melhor estratégia

Atualmente, o Marketing Digital é tão presente no nosso cotidiano que pode ser aplicado nos mais diversos formatos. Cada ferramenta tem sua própria identidade e vai servir para um perfil de profissional e cliente. Por exemplo, um dentista interessado em conquistar clientes pela internet pode mandar e-mails, trabalhar com fotos, vídeos, textos em blogs, mídias sociais. Ou tudo isso junto em uma boa estratégia.

  • Investimento assertivo

No meio online existe a possibilidade de manter canais diretos com os seus pacientes, trocar mensagens sem intermediários, tornando o contato mais efetivo, pontual e personalizado. O investimento pode ir para anúncios pagos no Facebook, Instagram ou Google. Com essas ferramentas é possível segmentar os clientes para os quais seus anúncios vão chegar, saber o melhor horário de publicações e qual tipo de conteúdo gera mais resultados. Ao contrário do marketing tradicional, o Marketing Digital permite bastante segmentação e precisão. Consequentemente, proporciona melhor uso do dinheiro investido.

  • Entender a jornada do cliente

A maioria das pessoas que usa a internet para encontrar serviços passa por algumas fases até encontrar o profissional desejado. Diante disso, é preciso entender quem é a sua persona e o comportamento do público por todo o processo para conquistá-lo no final.


As ações feitas numa busca na web podem ser resumidas em quatro fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Inicialmente, é preciso despertar interesse rapidamente. Um exemplo de como fazer isso é tendo um site para aparecer nas buscas gerais.


Isto envolve determinar palavras-chaves, produzir conteúdo relacionado, mas que ao mesmo tempo proporcione uma leitura informativa. Não adianta criar textos que tenham palavras-chave em excesso e sem sentido.


Uma maneira de fazer isso de forma leve é fornecendo conteúdo gratuito. É prática comum dos blogs, perfis de Instagram e Facebook que o profissional forneça um pouco de material como incentivo para que o cliente procure o serviço completo, que é cobrado.

  • Mantenha as redes sociais e site sempre atualizados

Sites que não são atualizados acabam perdendo rankeamento no Google. Isso significa que quando um cliente procura um profissional, os sites mais atualizados e responsivos aparecem nos primeiros resultados. Sabemos que a maioria dos clientes hoje usa celular, portanto seu site deve ser adaptado para funcionar em todas as interfaces incluindo computador, tablet e smartphone.


Site e redes atualizadas e bem cuidadas podem levar a um grande número de seguidores atraídos pela qualidade da presença virtual, abrindo assim uma gama maior de pessoas que buscarão a interação fora das redes, ou seja, um atendimento no seu consultório.

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