Buscar
  • Maisis Publicidade

O que é marketplace e as vantagens de usá-lo no meu comércio?

O marketplace funciona da mesma forma que um shopping ou um centro comercial, que é repleto de lojas e permite aos consumidores encontrar tudo o que desejam em um mesmo lugar. A diferença é que tudo isso funciona no ambiente online. Marketplace é um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, dando ao cliente um leque de opções. Tudo isso com um único cadastro e pagamento.


Quais as principais vantagens do marketplace?


Baixo Investimento

Inicialmente não é necessário despender nenhuma verba para fazer parte de um marketplace. A partir das suas vendas que uma porcentagem é cobrada e pode variar de 9 a 30%. A variação ampla se deve aos “pacotes” fechados com o site de vendas.


Confiança do Público

Para começar um site de vendas online do zero você vai demorar a ter relevância no mercado e não vai conquistar muitos clientes da noite para o dia. Além disso, para efetivar uma compra as pessoas buscam plataformas que já confiam. Assim, atrelar o seus produtos a um marketplace já consolidado facilita a chegada de novos consumidores até você.


Formas de pagamento

No marketplace o consumidor pode adicionar vários itens no carrinho, de diferentes fornecedores, e fazer um pagamento único. Essa é uma vantagem para o cliente, mas que pode ser um atrativo para você inserir a sua marca em um site de compras terceirizado. As facilitações de compra podem te ajudar a vender mais.


Infraestrutura e tecnologia pronta

Para colocar uma loja virtual no ar você precisa de uma plataforma com uma série de definições e integrações de TI para funcionar, já no marketplace tudo está pronto para uso, você só precisa cadastrar seus produtos e organizar uma entrega dos produtos de forma que o cliente receba no prazo estipulado.


Melhores marketplaces para vender na atualidade


São diversas as opções de marketplace (veja abaixo), você pode escolher a mais adequada para o seu segmento e aquela que apresenta as melhores vantagens de acordo com a sua estratégia.


• Mercado Livre;

• Amazon;

• OLX;

• Marketplace da Magazine Luiza;

• Enjoei;

• Marketplace da Netshoes;

• Marketplace do Facebook;

• Marketplace da Dafiti;

• Submarino;

• Americanas;

• Carrefour.


Como o marketplace funciona?


Se você quiser fazer negócios em um marketplace, o processo é simples, mas requer atenção. Basicamente, você deverá fazer um cadastro da sua empresa e dos seus produtos.

Então seus produtos passam a ser divulgados. Esteja atento à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace.


Sabendo disso, você precisa avaliar a viabilidade de entrar em um marketplace. Será que a sua margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão? Ou, será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?


Além da cobrança da comissão, o marketplace também possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas.Este prazo varia normalmente de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido.


Leia também as políticas e termos da plataforma escolhida. Você tem a obrigação de adequar-se a estas condições. Do contrário, pode receber denúncias dos clientes e ser retirado da plataforma, ou punido de outras maneiras. Tenha em mente que as empresas que mantém um marketplace são muito rigorosas com o cumprimento de normas. Afinal, sua reputação está em jogo.


Diferença entre um marketplace e um e-commerce

Há diferenças entre os termos marketplace e e-commerce. No caso de um e-commerce, você entra no site da Loja X e escolhe um produto específico que é vendido e enviado pela própria Loja X. No caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher um produto que está sendo vendido e enviado pela Loja Y.


Maisis Publicidade
LINKS
Página Inicial
CONTATO

contato@maisispublicidade.com.br

Cel: (11) 99715-1833

R. Cel. Teófilo Leme, 695

Bragança Paulista - SP 12900-005

REDES SOCIAIS
  • Instagram Maisis Publicidade
  • Facebook Maisis Publicidade
  • Linkedin Maisis Publicidade

© Copyright 2020 Maisis Publicidade. Todos os direitos reservados.