O marketplace funciona da mesma forma que um shopping ou um centro comercial, que é repleto de lojas e permite aos consumidores encontrar tudo o que desejam em um mesmo lugar. A diferença é que tudo isso funciona no ambiente online. Marketplace é um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, dando ao cliente um leque de opções. Tudo isso com um único cadastro e pagamento.
Quais as principais vantagens do marketplace?
Baixo Investimento
Inicialmente não é necessário despender nenhuma verba para fazer parte de um marketplace. A partir das suas vendas que uma porcentagem é cobrada e pode variar de 9 a 30%. A variação ampla se deve aos “pacotes” fechados com o site de vendas.
Confiança do Público
Para começar um site de vendas online do zero você vai demorar a ter relevância no mercado e não vai conquistar muitos clientes da noite para o dia. Além disso, para efetivar uma compra as pessoas buscam plataformas que já confiam. Assim, atrelar o seus produtos a um marketplace já consolidado facilita a chegada de novos consumidores até você.
Formas de pagamento
No marketplace o consumidor pode adicionar vários itens no carrinho, de diferentes fornecedores, e fazer um pagamento único. Essa é uma vantagem para o cliente, mas que pode ser um atrativo para você inserir a sua marca em um site de compras terceirizado. As facilitações de compra podem te ajudar a vender mais.
Infraestrutura e tecnologia pronta
Para colocar uma loja virtual no ar você precisa de uma plataforma com uma série de definições e integrações de TI para funcionar, já no marketplace tudo está pronto para uso, você só precisa cadastrar seus produtos e organizar uma entrega dos produtos de forma que o cliente receba no prazo estipulado.
Melhores marketplaces para vender na atualidade
São diversas as opções de marketplace (veja abaixo), você pode escolher a mais adequada para o seu segmento e aquela que apresenta as melhores vantagens de acordo com a sua estratégia.
• Mercado Livre;
• Amazon;
• OLX;
• Marketplace da Magazine Luiza;
• Enjoei;
• Marketplace da Netshoes;
• Marketplace do Facebook;
• Marketplace da Dafiti;
• Submarino;
• Americanas;
• Carrefour.
Como o marketplace funciona?
Se você quiser fazer negócios em um marketplace, o processo é simples, mas requer atenção. Basicamente, você deverá fazer um cadastro da sua empresa e dos seus produtos.
Então seus produtos passam a ser divulgados. Esteja atento à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace.
Sabendo disso, você precisa avaliar a viabilidade de entrar em um marketplace. Será que a sua margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão? Ou, será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?
Além da cobrança da comissão, o marketplace também possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas.Este prazo varia normalmente de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido.
Leia também as políticas e termos da plataforma escolhida. Você tem a obrigação de adequar-se a estas condições. Do contrário, pode receber denúncias dos clientes e ser retirado da plataforma, ou punido de outras maneiras. Tenha em mente que as empresas que mantém um marketplace são muito rigorosas com o cumprimento de normas. Afinal, sua reputação está em jogo.
Diferença entre um marketplace e um e-commerce
Há diferenças entre os termos marketplace e e-commerce. No caso de um e-commerce, você entra no site da Loja X e escolhe um produto específico que é vendido e enviado pela própria Loja X. No caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher um produto que está sendo vendido e enviado pela Loja Y.
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